domingo, 22 de setembro de 2013

PRÊMIO PETECA 2013 - CONTO DE REDENÇÃO


A vitória de Luane

Certo dia, Luane, uma menina de apenas dez anos de idade recebeu uma proposta: morar na casa de sua madrinha, dona Joana. Luane não sabia que era para trabalhar e quando soube questionou:
_Sou criança e não posso trabalhar, pois criança deve brincar, estudar e quando a mãe e o pai precisar, se for algo que eu possa fazer, devo ajudar.
No mesmo momento sua madrinha respondeu:
_Onde já se viu? A Luana não poder me ajudar porque é criança? Há, há, há! Não pode lavar roupa, não pode cozinhar? Há, há, há! Menina vá logo arrumar suas coisas que às 5 horas passo para lhe pegar.
Luane disse que não ia e resolveu pedir ajuda já que não podia resolver só e seus pais estavam obrigando-a a ir. A menina sabia que se fosse não poderia mais estudar e já estava cursando o 5º ano do Ensino Fundamental e tinha vontade de ir para a faculdade cursar medicina, então ligou para alguns amigos e combinou de se encontrarem na sorveteria que ficava ao lado de sua casa.
Encontraram-se na sorveteria, Luane, Ricardo, Levi, Maria, Cristina e Karla. Luane explicou o que estava fazendo ali. Seus amigos ficaram tristes com a história e resolveram ajudá-la. Karla ligou para seu pai que é advogado e logo contou toda a história. O mesmo ficou muito comovido e denunciou os pais de Luane à polícia. Os pais de Ricardo e Levi tentaram falar com os responsáveis por Luane, mas não tiveram êxito.
Com a denúncia do pai de Karla, os pais de Luane receberam uma intimação e sem saber do que se tratava foram à delegacia. Chegando lá o delegado falou bem sério com eles dizendo que aquilo que estavam fazendo era errado e deveriam parar, se não iriam ser presos. Então, os pais de Luane disseram que não imaginavam que era algo tão grave assim, e se comprometeram a não deixar mais a filha ir a casa de sua madrinha. A madrinha da menina também foi chamada à delegacia, e como pena, teve que prestar serviços comunitários, pois não era a primeira vez que ela fazia isto. Assim, o problema de Luane foi resolvido.
Alguns anos depois Luane estava cursando o 2º ano do Ensino Médio e fez o ENEM e acabou passando para uma universidade, não precisando concluir o 3º ano do Ensino Médio e cursou medicina se especializando depois em Pediatria para cuidar de crianças.
Um dia, um dos pacientes de Luane estava passando pela mesma situação que ela passara quando criança, só que esse menino morava no campo. A doutora Luane conversou com os pais dele e explicou que lugar de criança é na escola estudando para ter um futuro de qualidade e um bom emprego.

E.M.E.I.E.F. CEL. Joaquim Simão de Oliveira


Projeto PETECA
Conto: A vitória de Luane


Estudante: Lyrian Maria de Lima Silveira
Turma: 9º ano
Professora: Sigliany Freires Lemos




Guassi – Redenção – Ceará
JUNHO - 2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário