domingo, 22 de setembro de 2013

PRÊMIO PETECA 2013 - CONTO DE VIÇOSA DO CEARÁ

E.E.F PEQUENO POLEGAR
           MODALIDADE: LITERATURA
SUB-MODALIDADE: CONTO
TÍTULO: A VIDA NO OUTRO MUNDO
PROFESSOR: DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO
ALUNO: BRENO DOS REIS DE CARVALHO

A VIDA NO OUTRO MUNDO

        Um dia desceu uma linda e bela estrela do céu chamada Esperança, que veio de um planeta muito distante chamado Conquistas. Mas na verdade ela veio para conquistar o coração daquelas crianças que sofrem maus tratos, trabalham na venda de doces, bolos, e em tantas outras atividades, colocando em risco sua própria vida. Ela veio para que possamos mudar esse mundo todo que sofre com o trabalho infantil.
        Com a ajuda dela podemos tirar várias crianças das ruas para colocar em boas escolas que tenham um bom ensino e lhes garantam uma vida de qualidade. Nesse mundo um morador chamado PETECA estava lá, sempre pronto a ajudar as crianças fazendo todas elas terem uma nova vida, uma nova conquista na escola contra o trabalho infantil ajudando-as a viverem uma infância digna, com isso ele só espera mostrar uma nova visão ao futuro que nos espera pela frente.
        Hoje ainda existem muitas crianças e adolescentes que trabalham em casa de família, na roça, nos comércios e são impedidas de ir á escola.  Quando chega o PETECA, as coisas melhoram,  isso porque a visão de que o trabalho pode trazer várias consequências para a  formação dessas pessoas que estão construindo sonhos e projetos de vida e se veem impossibilitadas por se dedicarem a realizar atividades diárias que lhes expõem ao esforço físico e mental, percebendo-se a diferença que isso faz na vida delas, é que podemos agir diferente e  só assim serão retiradas as crianças das ruas e do trabalho infantil.
        O trabalho não pode fazer parte da vida das crianças no mundo em que vivemos. Em qualquer lugar que seja queremos que crianças frequentem a escola para estudar, brincar, e ser feliz, que cresça com dignidade, e com direito à saúde, educação, e a lazer ao invés de ficar na rua e muitas vezes trabalhando forçado.
       Mas aqui no nosso mundo, caiu uma grande estrela, anunciou uma brilhante ideia, tirando as crianças das ruas, das drogas, e do trabalho infantil, onde muitas delas são forçadas a trabalhar, não podemos deixar isso acontecer, temos que combater essa exploração.  Lugar de criança é na escola com lápis e caneta na mão, construindo o futuro desejado. 
      A linda e bela estrela do céu chamada Esperança que veio do planeta Conquistas e agora junta-se a milhares de pessoas como o PETECA para fortalecer a esperança de um mundo onde as crianças possam ser felizes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário