domingo, 22 de setembro de 2013

PRÊMIO PETECA 2013 - CONTO DE HORIZONTE

João, o Menino que mudou de vida

Francisca Edna Nascimento  Maia
Rayana Pereira de Sousa
Ramile Alves da Silva
Antonio Cláudio Júnior*

Era uma vez um menino que morava com seus pais. Certo dia, os pais saíram para viajar com ele nas férias quando um caminhoneiro alcoolizado perdeu o controle e foi em cima deles. O carro capotou e um tempo depois a ambulância chegou, infelizmente só conseguiram salvar o garoto que levaram para o hospital, ficou em observação e só teve ferimentos leves, mas seus pais não sobreviveram.

O menino que se chamava João teve que ir morar com seu tio que não demorou muito para mostrar sua verdadeira face, pois ele o explorava muito, não o alimentava adequadamente e botou ele para trabalhar na roça. Além disso,quando ele chegava, fazia todas as tarefas domésticas mesmo todo machucado e com muita fome. Todo dia era a mesma coisa, quando seu tio chegava em casa bêbado, além de bater no garoto, o obrigava a servi-lo e sempre cobrando casa limpa e as coisas tudo no lugar.

João, todo dia pela manhã, sempre ao acordar fazia sua oração e o mesmo pedido que fazia a Deus fazia ao seu tio:

A benção meu tio.
- Deus te abençoe.
- Meu tio, por que eu não posso estudar? Eu quero estudar... O senhor deixa?

Cansado de todos os dias ao amanhecer ouvir o mesmo pedido do sobrinho, lhe disse:
- Olhe cá João, se tu me vier mais uma vez com essa invenção de estudar eu juro que te mato de uma surra. Se é pra morar comigo tem que ser do meu jeito e ai de ti se tu inventar outra moda.

João se calava por medo e muita tristeza. Bebeu um copo com água pra engolir o choro e foi pra roça fazer suas obrigações passadas pelo tio.

Um dia, na volta pra casa, João conheceu Lucas que notou sua tristeza e perguntou:
-Por que você está assim tão triste? Posso te ajudar?

O menino cansado de tudo desabafou com o novo amigo, contou toda a sua história de vida.
Lucas que ouvindo tudo aquilo sentiu muito pelo garoto e decidiu ajudá-lo, disse que aprendeu no programa Mais Educação sobre um programa chamado PETECA que ajudava crianças que eram exploradas com trabalho infantil e eram impedidas de estudar ou fazer qualquer atividade de direito da criança. Não demorou muito, João fez novas amizades, Lucas, Rayana, Ramily, Júnior e Edna rápido se tornaram seus amigos preferidos que logo fizeram um grupo que junto à escola e ao conselho tutelar falaram da história de João, pois já trabalhavam com casos como o dele com o objetivo de não deixar que isso acontecesse com criança nenhuma.


E foi através da ajuda dos amigos, da escola e do PETECA que ele conseguiu muito mais do que imaginava um dia ter. Ele conseguiu um lar novo, comida, lazer, amor, carinho e acima de tudo o respeito e direito a sua educação que tanto sonhava.

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Parque Diadema II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário